Cepheid Talks

Jornadas sobre deficiência intelectual: a necessidade de «respostas adequadas» a nível nacional

"Articular Respostas em Saúde Mental" é o tema da 8.ª edição das Jornadas Assumar, que se irão realizar nos dias 31 de março e 1 de abril, no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores em Assumar, Portalegre.

Esta reunião é "dedicada à articulação com outros intervenientes na saúde das pessoas com deficiência" sendo que o principal objetivo será "criar um espaço de diálogo em que os profissionais de diferentes contextos partilham as suas dificuldades e obstáculos, mas também os sucessos, no esforço de trabalharem concertadamente."

A comissão organizadora afirma que "paralelamente às jornadas vão ser proporcionados workshops de dança e movimento, relaxação terapêutica, e mindfullness."

Esta reunião contará com profissionais do Serviço Nacional de Saúde, quer da região do Alentejo quer de outras zonas do país, assim como de outras áreas de intervenção como a psiquiatria, a cirurgia, a medicina dentária e a pediatria. Irão estar também presentes representantes da rede de apoio à pessoa com deficiência como familiares, assistentes espirituais, professores e as pessoas assistidas.

De acordo com João Albuquerque, diretor clínico do Centro de Recuperação de Menores de Assumar, “é muito importante debater esta questão da deficiência intelectual não só nos grandes centros urbanos, mas também no interior do país. Em primeiro porque no interior deparamo-nos com maiores dificuldades de acesso a nível de cuidados e de informação. Em segundo, esta é uma problemática que deve ser debatida e refletida a nível nacional com o objetivo de se desenvolverem respostas adequadas às pessoas com esta patologia".


O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

Contacto: jornadasdeassumar@irmashospitaleiras.pt | comunicacao@irmashospitaleiras.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda