Jovens com diabetes vão às escolas esclarecer dúvidas sobre a doença

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza no próximo dia 11 de fevereiro, entre as 12h00 e as 13h30, uma sessão de esclarecimento sobre a diabetes dirigida aos alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Carcavelos, com o objetivo de desmistificar a patologia.

A AJDP tem vindo a desenvolver, desde 2009, o projecto “AJDP nas Escolas”, que visa informar e principalmente desmistificar a diabetes. A Associação tem organizado sessões de esclarecimento em escolas, onde aborda temáticas como a patologia da diabetes tipo I e tipo II, as rotinas das pessoas com diabetes, a importância do exercício físico, entre outras.

Em comunicado, é explicado que as sessões de esclarecimento são "especialmente úteis quando existem problemas em encarar, aceitar e lidar com a patologia, tanto da parte da criança ou adolescente com diabetes, como da parte dos seus colegas, professores e/ou pais, no entanto também se podem organizar apenas numa perspectiva de educação para a saúde".

As voluntárias da AJDP desenvolverão, durante a sessão de esclarecimento, um jogo dinâmico que abordará, de forma lúdica, os aspectos mais importantes do dia-a-dia de um jovem com diabetes, evidenciando as vantagens de se cumprir o plano aconselhado de tratamento e de se adotar hábitos de vida saudáveis. Simultaneamente será feita uma "apresentação participativa sobre diabetes".

Para Carlos Neves, presidente da AJDP e diabético tipo I, "o controlo da diabetes é sempre um desafio, sobretudo em crianças e jovens. O estigma associado à necessidade de injecções de insulina, a confusão entre diabetes tipo I e tipo II e o fantasma das complicações de uma diabetes mal controlada podem levar um jovem a não aceitar bem a sua diabetes."

O responsável acrescenta que, "no entanto, um jovem com diabetes pode actualmente ter uma vida igual à dos outros jovens, e o desporto desempenha um papel fulcral num estilo de vida saudável."

Imprimir