Lançamento da campanha europeia de sensibilização para as espondilartrites
"Não vire costas à dor de costas" é o lema de uma campanha europeia de sensibilização para as espondilartrites, que está a decorrer desde o início do ano, e que visa contribuir para a redução do tempo de diagnóstico destas doenças. Em Portugal, o lançamento desta campanha realiza-se amanhã, nas instalações da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA), em São Domingos de Rana.
A sessão conta com a participação do ex-futebolista Jorge Andrade e da surfista Francisca Pereira dos Santos, padrinhos da campanha.
A iniciativa tem início marcado para as 10h00 e conta com a intervenção de Justino Romão, reumatologista e presidente da Direção da ANEA, na sessão de abertura, onde fará um enquadramento do tema e da ANEA.
De seguida, Fernando Pimentel, reumatologista, abordará o tema "Espondilartrites & importância das campanhas de sensibilização" e Jorge Ratão incidirá sobre aspectos relacionados com a própria campanha "Não vire costas à dor de costas".
"Desafio: Backies" é o tema sob o qual Jorge Andrade e Francisca Pereira dos Santos irão intervir na iniciativa. No final, os participantes terão oportunidade de visitar as instalações da ANEA.
Em Portugal, o diagnóstico conclusivo das doenças inflamatórias da coluna é de cerca de 10 anos.
Esta infografia faz parte do material divulgado no âmbito da campanha e pretende ajudar as pessoas a compreenderem melhor o processo inflamatório da coluna, alertando simultaneamente para o grande atraso que continua a existir no diagnóstico das doenças.