KRKA

Maternidades CUF implementam programa de formação sobre segurança rodoviária infantil

Porque os acidentes de automóvel são a principal causa de morte e incapacidade nas crianças em Portugal, é fundamental protegê-las em viagem. Desde o primeiro trajecto, da maternidade para casa, o transporte do recém-nascido deve ser feito cumprindo regras de segurança específicas. São essas regras e muitas outras recomendações que fazem parte do programa “Alta Segura”, desenvolvido pela APSI - Associação para a Promoção de Segurança Infantil, que está a ser implementado, pela primeira vez, em Lisboa e Porto, nas maternidades dos hospitais CUF Descobertas e CUF Porto.
 
Desde sessões de esclarecimento para grávidas e pais de recém-nascidos, à realização de aulas práticas no momento da alta, já nos veículos, este programa disponibiliza informação sobre os sistemas de retenção mais adequados para o transporte da grávida e do recém-nascido, aconselhamento durante a gravidez sobre os cuidados a ter na escolha e colocação da cadeirinha, e acompanhamento da família ao automóvel, no dia da alta, para verificação da instalação correcta da cadeirinha.
 
Para a implementação deste programa nas maternidades dos dois hospitais CUF, entre CUF Descobertas e CUF Porto, a APSI deu formação a cerca de 80 profissionais de saúde, entre os quais enfermeiros e auxiliares de acção médica, que prestarão agora este serviço de apoio aos pais. Além de Lisboa e Porto, o programa “Alta Segura” foi já implementado em três unidades hospitalares no Algarve.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda