Médicos católicos vão debater a «relação secular» entre médico e doente

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) vai realizar amanhã, 9 de maio, a sua reunião nacional, que decorrerá no Centro de Congressos da Ordem dos Médicos, no Porto. «Médico-Doente, uma relação secular» é o tema central do evento.

A sessão de abertura da reunião estará a cargo de Carlos Martins da Rocha, presidente da AMCP e ginecologista/obstetra do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de S. João. A sua intervenção incidirá sobre o 100º aniversário que a Associação comemora ao longo deste ano.

Do programa fazem parte duas conferências, intituladas "O que tem a dizer hoje Cristo Médico ao Médico" e "Do Dr. Semana à Dr.ª Internet". Entre outros temas que serão discutidos ao longo do dia, terá lugar uma mesa redonda sobre (Re)conciliação - "Tudo pelo doente", em que os oradores convidados darão a sua perspetiva, na qualidade de médico, economista e voluntário.

O programa da reunião pode ser consultado aqui.

Colaboração com todos os profissionais

Fundada em 1915, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) é um organismo privado sem fins lucrativos que tem por finalidade congregar os profissionais da medicina que se afirmam católicos e desejam exercer a sua profissão à luz dos princípios evangélicos. Os seus núcleos diocesanos organizam, nomeadamente, colóquios, palestras e seminários de estudo e de debate e a Associação incentiva a participação dos seus sócios em atividades médicas "de iniciativa e organização alheias nos quais se tratem temas com implicações morais e éticas, num espírito de abertura e de colaboração com todos os profissionais de boa vontade".

Além destas atividades orientadas essencialmente para os profissionais de saúde, a associação "promove ou colabora na organização de encontros, de seminários, de cursos e reflexões sobre problemas com interesse para a sociedade em geral, tais como o planeamento familiar, a reprodução medicamente assistida, a educação sexual, o aborto, os transplantes de órgãos, os cuidados paliativos e a eutanásia."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda