KRKA

Menopausa induzida pelo cancro da mama: sessão de esclarecimento na Fundação Champalimaud

A associação Mama Help vai promover, dia 12 de outubro, um debate sobre como controlar os sintomas da menopausa induzida pelo cancro da mama. A sessão de esclarecimento, que decorrerá na Biblioteca da Fundação Champalimaud, é de entrada livre e aberta a todos os interessados, estando o início marcado para as 18h30.

O tema será apresentado por Adelaide Vitorino, ginecologista, e por Francisco Saldanha da Gama, especialista em acupuntura. Em declarações à Just News, Adelaide Vitorino recorda que "o cancro da mama é uma patologia com elevada incidência na mulher, com alterações físicas, psicológicas e sociais decorrentes das várias terapêuticas, que podem, em mulheres jovens, condicionar uma menopausa prematura, com elevado impacto na qualidade de vida e bem-estar sexual".



A ginecologista refere que "as várias manifestações clínicas associadas à menopausa são mais frequentes e severas em mulheres com cancro da mama" e que a medicina atual "privilegia uma abordagem individualizada e de acordo com a preferência e expectativa da mulher".

Considerando que as opções terapêuticas "são limitadas dado a contra-indicação ao uso de terapêutica hormonal de substituição", Adelaide Vitorino sublinha a necessidade de existir uma "abordagem multidisciplinar, focando nas alterações do estilo de vida diária, prática de exercício e dieta, terapêuticas não hormonais, em integração com terapêuticas complementares numa dimensão biopsicossocial."

Presidida por Maria João Cardoso, cirurgiã da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, a associação Mama Help - Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama - é um centro de recursos diversificados, "aberto a toda a gente, que disponibiliza informação e ajuda, desde o primeiro diagnóstico e em todas as fases da doença".


Ao longo do ano organiza um conjunto de sessões, cujo registo prévio é necessário, uma vez que a capacidade da sala é limitada e frequentemente fica lotada.

Para efetuar a inscrição:
+351 210 480 004
E-mail: sofia.braganca@fundacaochampalimaud.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda