KRKA

«Não basta tratar o sintoma. Há que apostar numa abordagem ecobiopsicossocial»

É já no final deste mês que se realiza a 1.ª Reunião Ibérica de Medicina Psicossomática. O evento decorrerá em Badajoz, com a possibilidade de participação online, ao longo dos dias 26 e 27 de novembro. Para Patrícia Câmara, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática (SPP) será “o ponto de partida para uma maior partilha de conhecimento e boas práticas” entre ambos os países.

A reunião, organizada em conjunto com a Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática, tem como principal objetivo abordar e "apostar numa abordagem ecobiopsicossocial, que é verdadeiramente integradora”.

“Não basta tratar o sintoma"

A psicanalista realça, em declarações à Just News, que “não basta tratar o sintoma, é preciso olhar para a globalidade do indivíduo”. Associada a esta perspetiva, a especialista gosta de reforçar a "necessidade de se trabalhar sempre em equipa multidisciplinar, quer dentro da Saúde como com outros setores".

Acredita, assim, que a abordagem psicossomática pode, numa leitura mais ampla da saúde, contribuir para a sua "expansão nos múltiplos departamentos da vida, como da educação ao urbanismo".


Patrícia Câmara

Considera mesmo que “é uma forma de se inverter clivagens e de se construirem membranas de cooperação teórico-clínicas, para uma melhor resposta à complexidade, recusando o pensamento linear.”

Da intervenção clínica à prevenção

Esta intervenção integradora é ponto assente da Reunião Ibérica, onde irão participar profissionais de diferentes áreas, como Psiquiatria, Psicologia, Neurociências, Reumatologia ou Oncologia, entre outras.

Na opinião de Patrícia Câmara, “apesar de alguns passos já dados, ainda há um longo caminho a percorrer para que a abordagem integradora, ecobiopsicossocial, seja prática corrente, quer na intervenção clínica como no ensino e na investigação, e até, na prevenção.”

O programa pode ser consultado aqui.



Podem ser consultadas mais informações em https://www.reunionibericapsicosomatica.eu/ 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda