KRKA

Novo curso para gestores de topo na área da Saúde visa «colmatar uma lacuna educativa»

As Residências Montepio – Serviços de Saúde e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA IMS celebraram um protocolo com vista ao lançamento de uma nova oferta formativa dirigida a gestores de topo de unidades de saúde – Gestão, Inovação e Liderança em Unidades de Saúde.

Com esta parceria, as duas entidades pretendem associar "as vertentes educacional e empresarial com o objetivo de colmatar uma lacuna educativa existente, promover novas competências na gestão de unidades de saúde e dar resposta às necessidades do mercado de trabalho e das empresas".


Paulo Magalhães, administrador executivo da Residências Montepio, José Carlos Caiado, professor auxiliar da NOVA IMS, Idália Salvador Serrão, presidente da Residências Montepio, António Gouveia, administrador executivo da Residências Montepio, Guilherme Victorino - Associate Dean for Value Creation da NOVA IMS, e Pedro Bernardino – administrador executivo da Nova IMS


"Esperamos uma colaboração intensa entre as duas entidades"

Idália Serrão, presidente da Residências Montepio, expressa a sua satisfação pela formalização desta parceria, reconhecendo a NOVA IMS como “uma instituição académica de elevado prestígio nacional e internacional, que desempenha um papel fundamental no fortalecimento da relação entre o setor empresarial e a academia”.

A responsável acrescenta: "Esperamos uma colaboração intensa entre as duas entidades, com envolvimento de alunos e professores em todos os níveis. Este será um projeto verdadeiramente colaborativo e empolgante, visando melhorar a saúde e o bem-estar das nossas populações.”

De acordo com Guilherme Victorino, associate dean for Value Creation da NOVA IMS e sub-diretor desta escola, "é essencial que a academia esteja alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, e esta parceria fortalece ainda mais essa conexão”.

Na sua opinião, é essencial "desenvolver mecanismos de colaboração que permitam a participação conjunta em atividades técnicas e académicas na área da saúde", sendo que esta troca de conhecimentos entre a universidade e as organizações "é fundamental para responder aos desafios da saúde”.

Partilha de "modelos que permitem promover a inovação"

Aberto ao público em geral, este curso avançado de "Gestão, Inovação e Liderança em Unidades de Saúde" é apresentado como "uma oportunidade de adquirir ferramentas e técnicas para melhorar a eficiência e eficácia das unidades de saúde". Nesse sentido, será promovida a partilha, entre profissionais do setor, de "novos modelos que permitem promover a inovação e a transformação, a partir de um modelo pedagógico inovador e assente nas competências das duas entidades".

O curso terá a duração de um semestre e coordenação de Guilherme Victorino, subdiretor da Nova IMS, José Carlos Caiado, professor auxiliar da Nova IMS, e Carlos Lucas, diretor de Planeamento, Controlo e Auditoria Clínica da Residências Montepio e professor convidado da Nova IMS.

Como requisitos para aceder a este novo curso serão considerados "os candidatos com grau de Licenciatura ou experiência profissional relevante no setor da Saúde". As inscrições estão abertas até dia 21 de setembro. O curso tem início no dia seguinte.



Podem ser consultadas mais informações aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda