Ordem dos Médicos do Norte acolhe debate sobre «Medicina da Hipóxia» e treino em altitude
Como se prepara um atleta português para competir em altitude, não existindo no Continente territórios acima dos 2000 metros de altitude? Esta é uma das questões que estará em debate amanhã, sábado, no convívio científico organizado pela Clínica Médica de Exercício do Porto (CMEP) e pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM).
O 51.º Convívio Científico CMEP, desta feita subordinado ao tema da "Medicina de Hipóxia", está agendado para as 09h30 e contará com duas palestras iniciais.
A primeira, intitulada "Treino de Altitude – Para além do atleta", será proferida por Jaime Milheiro, diretor da CMEP, a clínica onde o piloto português Paulo Gonçalves fez parte da sua preparação para o Dakar 2016.
A segunda intervenção, a cargo de João Beckert, responsável clínico pelo Centro de Alto Rendimento do Jamor, estará centrada no tema "Salas de Altitude Artificial, Partilha de Experiências e Contribuições da I&D".
Sublinha a SRNOM que, "porque este é um debate que pretende ir além da visão médica e técnica", foram convidados também vários atletas para contarem a sua própria experiência e visão. O convívio científico contará, por isso, com um debate cujo mote central é "Da teoria dos peritos à experiência dos atletas", com início agendado para as 11h30 e que terá a presença de atletas de renome como o ultramaratonista Carlos Sá, o nadador Luís Vaz, os remadores Pedro Fraga e Nuno Mendes, além do ciclista Rui Sousa.
Esta mesa redonda contará ainda com a presença de José Magalhães (investigador do Centro de Investigação em Actividade Física e Saúde da FADEUP), José Soares (catedrático de Fisiologia da FADEUP) e Paulo Pires (treinador de ultradistâncias).
O evento decorrerá no Salão Nobre do Centro de Cultura e Congressos da SRNOM. A entrada é livre, solicitando a organização que seja confirmada a presença no convívio para: cmep@cmep.pt.