KRKA

Osteopata do Chelsea partilha experiência na reabilitação de lesões da coluna lombar

Carl Todd, osteopata consultor da equipa de futebol nacional de Inglaterra e do Chelsea, vem a Portugal, nos dias 30 e 31 janeiro, para participar em duas sessões de formação. Os cursos incidirão sobre os temas “Prevenção de lesões na coluna lombar”  e “Osteopatia aplicada à intervenção em Hérnia Discal, Ciatalgia e Lombalgia”. A iniciativa é da Clínica das Conchas.

Ao longo destes dois dias serão abordados os conceitos de Exercício Clínico, Medicina do Exercício e Técnicas de Terapia Manual. Os cursos, cuja inscrição é independente, decorrerão no Campus Universitário da Escola Superior de Saúde de Egas Moniz (Almada).

As ações de formação têm como destinatários osteopatas, fisioterapeutas, quiropratas e "outros profissionais com conhecimento clínico e do exercício suficientes que trabalhem ligados à área da Saúde".

Carl Todd, diretor da cadeia de clínicas The Carl Todd Clinic, afirma que será "uma honra deslocar-se a Portugal para contactar com tantos profissionais de Saúde entusiastas do conceito osteoetiopático aplicado ao Desporto e ao Exercício", salientando a importância de "poder partilhar alguns aspetos chave na aplicação de terapias manuais para a Prevenção e Reabilitação de patologia músculo-esquelética muito prevalente".



No dia 30 janeiro serão apresentadas metodologias e técnicas de prevenção e reabilitação de lesões da coluna lombar. Este primeiro dia incluirá uma revisão da anatomia do disco vertebral lombal, da fisiopatologia e do estado de investigação actual combinada com conceitos chave para a avaliação clínica, abordagem e indicação para as técnicas terapêuticas. Em particular será dado enfase à compreensão dos sintomas de dor ciática e à aplicação de testes de avaliação, exercícios corretivos para otimizar resultados na prevenção e técnicas miofasciais de intenção terapêuticas para esta situação.
 


No dia seguinte, 31 janeiro, os conteúdos já incidirão na aprendizagem de técnicas osteopáticas que permitirem intervir de forma eficaz na dor lombar, dor ciática e na hérnia discal. Serão abordadas estratégias de reabilitação efetiva que incorporem a avaliação de cadeias cinéticas, técnicas de facilitação e controlo segmentar e exercícios de dissociação usante estratégias de treino funcional e não funcional.
 
Para mais informações:
formacao@clinicadasconchas.pt 
http://www.profissional.clinicadasconchas.pt/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda