Prevenção da obesidade infantil: projeto envolve ARS Centro e passa por «reeducar a família»

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Mondego, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra (SAS) vão celebrar, dia 1 de junho, um protocolo de colaboração no âmbito do Programa Escola de Verão – Exercício, Alimentação, Saúde, dirigido a crianças entre os 6 e os 11 anos.

Prevenir a obesidade infantil na região de Coimbra é o objetivo comum das várias entidades, que firmam, no Dia Mundial da Criança, uma parceria que já se iniciou em 2013 e que a ARS Centro considera "da maior importância para a obtenção de bons resultados".

A assinatura do protocolo terá lugar às 17h00, no Centro de Saúde Norton de Matos, e contará com as presenças do presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso, do diretor executivo do ACES Baixo Mondego, António Morais, e dos presidentes da ESAC, João Noronha, da ESEnfC, Conceição Bento, e do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes.

Escola de Verão: "um exemplo a seguir"


O Projeto Escola de Verão, que este ano terá lugar entre 20 de junho e 01 de julho, realiza-se pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa partiu da nutricionista responsável consulta da Nutrição do ACES Baixo Mondego, Ana Carvalhas, que, preocupada com a incidência do excesso do peso e obesidade nas crianças portuguesas, em particular na região Centro, decidiu proporcionar uma experiencia de atividade física e de educação alimentar a crianças de escolas de Coimbra.

Este ano, o programa da Escola de Verão "vai ser intenso", adianta a ARS Centro, com atividades várias que conjugam, entre outras, o exercício físico com visita às hortas da ESAC, com a prevenção rodoviária e a saúde cardiovascular, a prática de karaté, rugby e judo, a imagem corporal, a prevenção do abuso sexual e noções de suporte básico de vida. Durante os dias do programa, "as crianças beneficiarão de alimentação saudável".

No âmbito dos programas de saúde regionais dirigidos à população jovem, a ARS Centro considera o projeto Escola de Verão, "que preconiza o desenvolvimento de uma estratégia concertada para prevenir e tratar a obesidade infantil não só a nível da criança mas, também, sensibilizando e reeducando a família, um exemplo a seguir". 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda