KRKA

Projetos nacionais de Enfermagem de Reabilitação são apresentados em dezembro

"Cuidar, Maximizar e Capacitar na UCI - Programa de melhoria contínua" e "Telerreabilitação respiratória" são dois dos projetos nacionais de Enfermagem de Reabilitação que serão apresentados no Congresso Internacional que se realiza no início de dezembro, organizado pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER).

No total, será partilhada a experiência de 9 projetos de variadas entidades: ULS da Guarda e de Alto Minho, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Hospital Egas Moniz, Hospital Distrital de Santarém, Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa, ACES Médio Tejo e do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Belmiro Rocha, presidente da Direção da APER, recorda que o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2021 realiza-se no Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores, e decorrerá "em formato exclusivamente online, alinhado com a evolução da crise pandémica da Covid-19".

Na conferência inaugural deste congresso será discutido o Plano de Recuperação e Resiliência, "sua aplicabilidade à Saúde como janela de oportunidade".


Belmiro Rocha

A sessão solene de abertura conta com representantes do Ministério da Saúde, da Direção Geral da Saúde, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, da Câmara Municipal de Espinho, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros e da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.

"Caminho Internacional da Enfermagem de Reabilitação"

Salienta ainda Belmiro Rocha que, "por decorrer em formato online, torna-se facilitador da partilha a nível global, pelo que, terá ainda lugar, um Fórum dedicado ao Caminho Internacional da Enfermagem de Reabilitação", que contará com preletores de vários países: Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, México, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Reino Unido e Portugal.

Serão também apresentados três livros de Enfermagem de Reabilitação, de autores nacionais e internacionais, recentemente publicados: "Enfermagem de Reabilitação - Conceções e Práticas", de Olga Ribeiro (ESEP), "Enfermagem de Reabilitação", de Soraia Dornelles Schoeller (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), e "Reabilitação II: Avatares para cuidados com pessoas com deficiência", de William Machado (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil).

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Como tem sido habitual, a APER irá assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, aproveitando a realização do congresso para "desenvolver um jogo online dinâmico e interativo, que visa sensibilizar os participantes sobre as necessidades e capacidades reais da pessoa com deficiência", refere Belmiro Rocha.

Esta ação contará com a participação de Susana Pinto, da associação “Fora da Caixa”, e do atleta paralímpico Hélder Mestre, estando o enquadramento e a nota introdutória ficando a cargo de Humberto Santos, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Paralelamente a estas actividades, decorrerão simultaneamente, em salas virtuais, diversos workshops e seminários, "com assuntos diversificados e de relevante interesse para a prática da Enfermagem de Reabilitação".

Para Belmiro Rocha, não há qualquer dúvida: "Prevêem-se três dias com diversos momentos de partilha e reflexão sobre os conhecimentos e práticas desenvolvidos pelos Enfermeiros de Reabilitação a nível nacional e internacional."

O programa do e-CIER 21 pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda