Cepheid Talks

Realiza-se amanhã, em Matosinhos, o III Encontro das Unidades de Cuidados na Comunidade

Tem início amanhã, no auditório do Hospital Pedro Hispano, o III Encontro das Unidades de Cuidados na Comunidade, promovido pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos. "UCC Cinco anos depois" é o lema do evento, que se prolonga até dia 16 de janeiro. 

"Consolidar a reforma dos Cuidados de Saúde Primários" é um dos temas das mesas redondas que se realizam no primeiro dia do encontro. Nessa sessão serão abordadas questões como a contratualização com as UCC, a governação clínica no ACES, o balanced scorecard das UCC do ACES de Matosinhos.

Além da apresentação de comunicações livres, o programa do dia 15 de janeiro contempla ainda três outras mesas: "Nascer e crescer", "Crescer e aprender" e "Reabilitar e capacitar".

No dia seguinte, realizam-se, durante a manhã, as sessões "Benchmarking entre Equipas de Cuidados Continuados Integrados", com a participação de responsáveis de cinco equipas, e "Investigação aliada à prática".

A estimulação cognitiva, a psicogeriatria e a experiência de um ano de atividade de um grupo de ajuda mútua serão temas a discutir no âmbito da sessão "Cuidar e vivenciar". Da parte da tarde será ainda abordado "O impacto de uma equipa de cuidados paliativos domiciliários numa área metropolitina portuguesa" e "A realidade dos cuidados paliativos na ULSM".

Antes da sessão de encerramento terá lugar a conferência "O conhecimento estético em enfermagem: a arte e a ciência do cuidar", que será proferida por Albertina Canastra, enfermeira da ULSM.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda