Revitalização do Hospital Pulido Valente vai «aproximar os cuidados primários dos secundários»

A transferência da USF das Conchas, no Lumiar, para o Campus do Hospital Pulido Valente insere-se no plano de requalificação daquele espaço. Para o presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Carlos Martins, também é “uma forma de aproximar os cuidados primários dos secundários”.

A mudança surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre o CHLN e a ARS Lisboa e Vale do Tejo e a assinatura do contrato para a instalação da unidade naquele que será o futuro Parque de Saúde Pulido Valente aconteceu na passada quarta-feira.



Na altura, Carlos Martins salientou o empenho que existe em “revitalizar” toda a área onde está localizado aquele hospital, sendo certo que a inauguração das novas instalações da USF das Conchas, prevista para maio de 2017, irá contribuir sobremaneira para isso.

“Pretende-se trabalhar de forma integrada e com espírito de equipa, permitindo uma maior proximidade entre os profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários e do centro hospitalar”, afirmou. Referiu-se ainda à “possibilidade de uma maior interação” entre esses profissionais em matéria, por exemplo, de consultas externas, ou no que respeita à utilização dos vários meios complementares de diagnóstico e tratamento.

Cumpre-se assim, no seu entender, “o desafio de se conseguir aproximar mais o Serviço Nacional de Saúde dos cidadãos”.



Para Rosa Valente Matos, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, a assinatura do contrato é também “uma forma de garantir condições dignas de trabalho”, proporcionando, simultaneamente, “melhores instalações para os utentes”. Acabou mesmo por lhe chamar um “pacto da saúde”, explicando porquê: “É uma forma de facilitar a transdisciplinaridade, a transmissão cruzada de ideias e a aproximação de diferentes linguagens, mas mantendo todos a sua autonomia.”

Testemunharam a assinatura do contrato para a instalação da USF Conchas no Campus do Pulido Valente, entre outros, João Goulão, presidente do SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Maria Jorge, presidente da Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente, Manuela Peleteiro, presidente do Conselho de Administração do ACES Lisboa Norte, Pedro Alves, coordenador da USF das Conchas, e Pedro Delgado Alves, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar.


Maria Jorge, Carlos Martins, Rosa Valente Matos, Pedro Delgado Alves, João Goulão, Manuela Peleteiro e Pedro Alves.

O SICAD será um dos serviços do Ministério da Saúde que irão funcionar no futuro Parque de Saúde Pulido Valente, tal como o Centro de Histocompatibilidade ou a Central de Esterilização Partilhada.


Futuras instalações da USF das Conchas.

A mudança da USF das Conchas, que tem 13.504 utentes inscritos e é constituída por 8 médicos, 6 enfermeiros, 5 secretárias clínicas e 8 internos de MGF, vai permitir a formação de uma nova USF no espaço que, entretanto, ficará disponível.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda