Cepheid Talks

Saúde Ambiental: INSA lança edição especial de Boletim Epidemiológico «Obervações»

A contaminação do ambiente interior de creches e jardins-de-infância por ácaros do pó doméstico e a ocorrência e avaliação da exposição a mercúrio total em alimentos para crianças em Portugal são apenas dois dos vários temas abordados na edição especial do Boletim Epidemiológico Obervações, editado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

"Entre as crianças, no grupo dos 0-14 anos de idade, a percentagem das mortes atribuíveis aos fatores ambientais é superior a 36%", é referido no editorial do boletim, assinado por António Tavares, ex-coordenador do Departamento de Saúde Ambiental do INSA, atual delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo e professor da Escola Nacional de Saúde Pública.

António Tavares salienta que "o facto dos laboratórios contribuírem para a análise e o diagnóstico de situações de saúde, tal não significa que haja uma atitude de desresponsabilização por parte do público em geral e das instituições em particular, partindo de um pressuposto erróneo de que, assim, os problemas de saúde estão acautelados".

Na sua opinião, "não se pode enfatizar os riscos ambientais mais globais (como o efeito de estufa ou o buraco de ozono) e esquecer os riscos imediatos a que estamos expostos e que estão presentes no nosso Ambiente diário".

Os temas da publicação, de acesso livre ao público e gratuito, estão organizados em cinco grandes temas: "Fatores de risco em ambientes hídricos", "Qualidade do ambiente interior", "Exposição profissional a agentes químicos", "Toxicidade de nanomateriais" e "Segurança alimentar". São mais de uma dúzia de artigos que podem ser consultados na íntegra aqui.

De periodicidade trimestral, Observações é uma publicação científica que visa "contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda