KRKA

Serviço de Cardiologia do CHLO: formar jovens especialistas é um dos «grandes objetivos»

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) aposta, desde o início, na formação de jovens especialistas, uma área considerada “fundamental”. Miguel Mendes, seu diretor, explica, em entrevista à LIVE Cardiovascular, que esta vertente vem logo a seguir à assistencial, sendo uma das principais missões dos profissionais que constituem o serviço.

Em funcionamento desde 1980, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, inicialmente enquanto Serviço de Cardiologia Médico-Cirúrgica, numa 2.ª fase já como Serviço de Cardiologia e a partir de 2005 integrado no CHLO, este espaço tem, desde sempre, idoneidade formativa total e dedica grande empenho na formação de novos especialistas.

“O serviço tem dois grandes objetivos: prestar cuidados médicos diferenciados à população e formar jovens especialistas, uma área que para nós é vital e é uma das nossas mais importantes missões", assegura Miguel Mendes, que assumiu as funções de diretor do serviço há cerca de cinco anos e foi, curiosamente, um dos primeiros internos do serviço, em 1982.

Os jovens em fase de formação são, no seu entender, desafiantes e funcionam como promotores de investigação científica do serviço e, pelo seu estímulo, são um fator de exigência para a formação dos próprios tutores.

“Os internos de Cardiologia são dos mais bem classificados do país e dos mais ativos em termos científicos. É para nós um grande desafio, pois, obrigam-nos a estar sempre atualizados. Ensinar é exigente, temos também muito que aprender e que melhorar a cada dia enquanto formadores.”


O envolvimento dos internos nas tomadas de decisão, os concursos públicos e a contratação de novos especialistas são alguns outros temas abordados por Miguel Mendes na reportagem sobre o Serviço de Cardiologia do CHLO, publicada no Espaço "Jovens Cardiologistas", da última LIVE Cardiovascular. O artigo conta ainda com o testemunho de alguns jovens médicos.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda