KRKA

Serviço de Gastrenterologia do CH do Alto Ave empenhado na «eficaz resposta às necessidades da população»

Dadas as suas características, o Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) - Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, deve ter, "antes de mais, uma preocupação voltada para a eficaz resposta às necessidades da população assistida". A opinião é do diretor do Serviço, José Cotter.

O responsável, recentemente doutorado pela Universidade do Minho com uma tese sobre cápsulas endoscópicas, salienta que o Serviço está "inserido numa estrutura com cerca de 500 camas e com uma responsabilidade assistencial a um número aproximado de quatrocentos mil habitantes".

Por isso, acrescenta José Cotter, também no âmbito da especialidade de Gastrenterologia, "existiu o objetivo de criar cuidados especializados, quer na área da endoscopia digestiva (desde os procedimentos mais básicos até aos mais sofisticados), mas também na área clínica, através de consultas especializadas, Hospital de Dia e Internamento".



No âmbito de um Especial Gastrenterologia, publicado na última edição do Jornal Médico dos Cuidados de Saúde Primários, o diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHAA faz igualmente alusão às responsabilidades na área formativa, "sendo o Serviço um dos quatro no Norte do país e o único da zona Norte fora da área do Grande Porto com idoneidade completa atribuída pela Ordem dos Médicos para a formação de especialistas de Gastrenterologia".

O Serviço é também "o único no Minho que tem nos seus quadros subespecialistas em Hepatologia, o que lhe permitiu ver reconhecida, pela Ordem dos Médicos, capacidade formativa total para esta subespecialidade".



José Cotter refere no artigo, entre outros aspetos, o reconhecimento como Centro Europeu de Treino pelo European Board of Gastroenterology and Hepatology, estrutura inserida na União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), "em conjunto com apenas mais três serviços de Gastrenterologia nacionais, atesta a qualidade dos cuidados praticados".

Desta forma, o Serviço possui consultas diferenciadas de Gastrenterologia, Hepatologia, Doença Inflamatória Intestinal e Proctologia, "além de fazer o seguimento em ambulatório aos múltiplos doentes a quem foram colocadas gastrostomias endoscópicas para alimentação (como vantajosa alternativa às clássicas sondas nasogástricas)".



Médicos estrangeiros recebem formação em Guimarães

"Consideramos também importante, pelo seu ineditismo em Portugal e pela importância pedagógica, o Curso de Treino em Cápsula Endoscópica, que conta com um corpo científico, integrando elementos do Serviço", esclarece José Cotter. Esta formação "tem uma grande adesão não só de jovens médicos internos da especialidade de Gastrenterologia, mas também de médicos estrangeiros que se têm deslocado propositadamente a Guimarães para frequentar o citado Curso."

Gastrenterologia: "maior eficácia e invasividade cada vez menor!"

A Gastrenterologia é "uma especialidade do presente", refere, e será "cada vez mais uma especialidade do futuro, pela sua importância nos campos diagnósticos e terapêuticos, mas também por conseguir juntar duas vertentes importantíssimas: maior eficácia e invasividade cada vez menor!"




Além de José Cotter, o Especial Gastrenterologia, publicado na edição de julho do Jornal Médico dos Cuidados de Saúde Primários, conta com a colaboração de vários outros profissionais do Serviço.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda