KRKA

Simpósio da Fundação Bial: «Efeitos de placebo, curas e meditação»

Entre os dias 30 de março e 2 de abril realiza-se o 11º Simpósio da Fundação Bial "Aquém e Além do Cérebro". O evento, subordinado ao tema "Efeitos de placebo, curas e meditação", decorrerá na Casa do Médico, no Porto.

Na apresentação do evento, é sublinhado que o tema escolhido para a próxima edição "é uma boa oportunidade para refletir sobre as grandes questões da interação mente-cérebro-corpo envolvidas nos processos de cura, do ponto de vista biológico, psicológico e social. Os efeitos de placebo podem por vezes ser considerados estranhos ou mesmo misteriosos; no entanto, são uma parte natural da forma como o nosso cérebro funciona."

É também considerado que a investigação atual "tem avançado com novos conhecimentos sobre como os mecanismos subjacentes aos efeitos de placebo podem ter funções adaptativas ancestrais". Desta forma, o desafio "é como aplicar esse conhecimento na prática clínica moderna", sendo que a Comissão Organizadora não tem dúvidas de que estes "são temas atuais que precisam de ser amplamente debatidos, não só pela comunidade médica, como também pela sociedade em geral".

Como é habitual, o simpósio terá a participação de variados e reconhecidos especialistas de âmbito nacional e internacional. Além de Portugal, estarão representados países como Itália, Holanda, Bélgica, EUA, Alemanha, Austrália, Canadá e Escócia.

Podem ser consultadas mais informações sobre os oradores e temas a abordar no 11º Simpósio da Fundação Bial aqui.



Incentivar o estudo científico do ser humano

Criada em 1994 pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e pelos Laboratórios Bial, a Fundação Bial visa promover o incentivo ao "estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista  físico, como do ponto de vista espiritual".

Com esse objetivo em vista, instituiu o Prémio BIAL, que assume ser "um dos maiores prémios europeus na área da Saúde", e criou um sistema de Bolsas de Investigação Científica, destacando as áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Até ao momento patrocinou 537 projetos, envolvendo cerca de 1.200 bolseiros com grupos de investigação em vinte e cinco países.

Desta forma, o Simpósio oferece também a oportunidade aos bolseiros da Fundação BIAL que terminaram recentemente os seus projetos, de apresentarem publicamente os seus trabalhos, através de sessões de posters e em comunicações orais de curta duração, em que "todos os participantes são convidados a debater ativamente os temas do Simpósio com os conferencistas".







seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda