Sociedade de Hipertensão promove a saúde cardiovascular na Assembleia da República

A hipertensão arterial é, em termos de prevalência, o fator mais importante na origem do AVC e do enfarte agudo do miocárdio. Contudo, os profissionais de saúde devem olhar para o doente como um todo e ter também em atenção as dislipidemias, a diabetes e o peso, entre outros aspetos, lembrou José Mesquita Bastos, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), a propósito dos rastreios promovidos no âmbito da Semana da Saúde da Assembleia da República, sob o tema “O coração”.

Aproveitando esta iniciativa, os deputados do Parlamento e demais trabalhadores tiveram oportunidade de fazer rastreios e de se informar acerca das mais variadas temáticas relacionadas com a saúde cardiovascular.



“A SPH está a dar o seu melhor para que se promova a saúde”, afirmou José Mesquita Bastos à Just News. “Dentro do que podemos oferecer, avaliámos o risco cardiovascular daqueles que nos procuraram e demos conselhos, para que fiquem informados acerca do que está certo e errado e poderem mudar alguns aspetos”, referiu.



Os rastreios da SPH passaram essencialmente pela medição da pressão arterial, pelo doseamento da glicemia, pela verificação da rigidez dos vasos e, ainda, pela realização de eletrocardiogramas. Foram igualmente oferecidos livros de receitas e pão com baixo teor de sal.



Esta Semana da Saúde da Assembleia da República contou ainda com a participação de outras entidades, como a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, através da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), com o Projeto Stent for Life, e a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda