Dia Europeu da Depressão: quando a doença está «próxima de nós»
A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) vai assinalar, dia 19 de outubro, o Dia Europeu da Depressão, promovendo, na Faculdade de Medicina de Lisboa, o simpósio intitulado: "A depressão próxima de nós", com início marcado para as 09h00.
Estima-se que a depressão atinja mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que em Portugal cerca de 20 por cento da população é diretamente afetada pela patologia.
O número de pessoas tocadas de alguma forma pela depressão, é, no entanto, incalculável – familiares, amigos, colegas de trabalho ou simplesmente conhecidos de pessoas com depressão enfrentam normalmente dois desafios: o primeiro, reconhecer que existe a patologia; o segundo, conviver com a depressão e ajudar a ultrapassá-la.
O programa do simpósio inclui uma reflexão sobre "Quem pode estar ´próximo` dos doentes deprimidos?", a cargo de Pedro Montellano, e uma intervenção sobre o papel dos Cuidados de Saúde Primários no tratamento da depressão, com a apresentação do projeto "Stop Depression", por parte de João Salgado. A reunião terá moderação de Maria Luísa Figueira, Daniel Sampaio e Luís Câmara Pestana.