KRKA

SPTF realiza 1º Encontro Multiprofissional sobre Disfagia

O Departamento de Disfagia da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) vai realizar, na cidade de Coimbra, o 1º Encontro Multiprofissional sobre Disfagia. O evento, que conta com o apoio da Nutricia, realiza-se no dia 25 de abril e terá a participação de especialistas de várias unidades e centros hospitalares, bem como de sociedades científicas.

O programa está estruturado em duas partes distintas. Durante a manhã realiza-se o workshop “Triagem em Disfagia: VVS-T versão portuguesa” e, da parte da tarde, uma mesa redonda, moderada por Ricardo Santos, terapeuta da fala e presidente da SPTF, e Assunção Matos, terapeuta da fala e coordenadora do Departamento de Disfagia da SPTF.

A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação irão estar representadas nesta reunião, através, respetivamente, de Eduarda Afonso, fisiatra do Hospital de Faro, e da enfermeira Glória Souto, que abordarão os temas "O papel da Reabilitação na prevenção das complicações secundárias à Disfagia” e “O papel do Enfermeiro de Reabilitação na triagem da Disfagia”.

Outros profissionais partilharão a sua experiência neste "encontro multiprofissional" sobre disfagia. Do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra participam Fernando Silva, neurologista, e José Ilharco, radiologista, e, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Eugénia Castro, especialista em otorrinolaringologia.

A vice-coordenadora do Departamento de Disfagia da SPTF, Susana Mestre, incidirá a sua palestra sobre o papel do terapeuta da fala na disfagia, sob o lema: "Avaliar para intervir”

O último tema deste encontro, intitulado “A Nutrição e a Hidratação no doente com Disfagia Neurogénica”, será desenvolvido por Graça Raimundo, dietista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital do Espírito Santo, em Évora.



A inscrição pode ser efetuada online aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda