ULS Viseu Dão-Lafões inaugura Unidade de Insuficiência Cardíaca
A Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) acaba de inagurar a Unidade de Insuficiência Cardíaca (UICA), que se constitui como "uma mais-valia no acompanhamento e tratamento de doentes com insuficiência cardíaca". Coordenada pelo Serviço de Cardiologia, a Unidade resultou de uma parceria com o Serviço de Medicina Interna.
Esta valência é composta por dois cardiologistas, um internista e uma equipa de enfermagem dedicada, que permitirá "garantir o acompanhamento regular aos doentes, contribuindo para uma maior autonomia, um contacto mais direto com a equipa clínica e, desta forma, uma melhor adesão à terapêutica".
A criação desta Unidade resulta da elevada prevalência da insuficiência cardíaca, bem como da sua morbilidade e mortalidade. A ULSVDL lembra, a propósito, que o estudo Porthos, realizado em Portugal, concluiu que, "entre pessoas com mais de 50 anos, cerca de uma em cada seis têm insuficiência cardíaca. No Centro do país, a prevalência está estimada em 17,9%, sendo que 90% dos doentes não sabe que tem a doença".
A inauguração da nova Unidade decorreu no dia 8 de outubro e "reforça o compromisso do Serviço Nacional de Saúde e da ULSVDL com a gestão integrada das doenças crónicas, colocando o acompanhamento ativo do doente no centro das estratégias para a saúde".
Fotografia da Equipa da UICA:
Atrás: Nuno Craveiro (Cardiologia), António Costa (diretor do Serviço de Cardiologia), Elisabete Monteiro (Cardiologia),
Margarida Barreiros (Cardiologia), Catarina Silva (Cardiologia)
À frente: Joana Capelo (Medicina Interna), Inês Pires (Cardiologia), Fátima Veiga (enfermeira gestora do Serviço de Cardiologia), Albertina Dias (enfermeira gestora em funções de Direção) e Edite Nascimento (diretora do Serviço de Medicina Interna)

