Unidades de Hospitalização Domiciliária da ULSAR são os «Rostos do Ano 2024» no Barreiro

"A criação destas duas valências teve como objetivo prestar os cuidados mais adequados aos doentes, constituindo, na altura, modelos inovadores de prestação de cuidados em regime de internamento no domicílio, com o acompanhamento de equipas dedicadas a doentes com situações clínicas especificas”, referiu a presidente da Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho (ULSAR), Ana Teresa Xavier.

A responsável foi uma das convidadas para intervir na sessão de entrega dos prémios à Unidade de Hospitalização Domiciliária Cirúrgica e à Unidade de Hospitalização Domiciliária Médica desta ULS. Estas duas unidades foram reconhecidas como “Rostos do Ano 2024”, pela sua dedicação e profissionalismo, numa cerimónia que decorreu dia 22 de junho e que contou com a presença de várias individualidades do concelho do Barreiro.

“A prestação de serviço de apoio domiciliário é, por diversas vezes, reconhecida por utentes que sublinham a simpatia, o zelo, a dedicação, o profissionalismo e a amabilidade que recebem das equipas que vão as suas casas”, destacou o diretor do Jornal Rostos, António Sousa Pereira, entidade que atribui anualmente estes prémios, que visam "prestar reconhecimento a entidades ou personalidades que dignificam e valorizam o concelho do Barreiro". 

Acrescentou ainda que “as duas unidades de Apoio Domiciliário - a Cirúrgica e a Médica - pelo seu trabalho, pela sua ação na comunidade, pela dignificação do SNS e da ULSAR, são merecedoras do justo reconhecimento público com a atribuição da distinção Rosto do Ano 2024 na área da Saúde”.

Recorde-se que a Unidade de Hospitalização Domiciliária Cirúrgica iniciou a sua atividade em dezembro de 2019 e a Unidade de Hospitalização Domiciliária Médica em novembro de 2020. Estas valências destinam-se a doentes residentes nos concelhos abrangidos pela área de influência da ULSAR (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo), que tenham uma situação clínica transitória e estável e que aceitem, de forma voluntária, a hospitalização domiciliária, com o principal objetivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Compostas por equipas multidisciplinares, as Unidades de Hospitalização Domiciliária da ULSAR garantem o atendimento e tratamento do utente ao longo das 24 horas, todos os dias do ano. Em 2024 foram tratados quase 600 doentes nesta modalidade.

“A criação destas duas valências teve como objetivo prestar os cuidados mais adequados aos doentes, constituindo, na altura, modelos inovadores de prestação de cuidados em regime de internamento no domicílio, com o acompanhamento de equipas dedicadas a doentes com situações clínicas especificas”, destaca a Presidente da ULSAR, Ana Teresa Xavier.
 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda