Cepheid Talks

Zona Centro tem disponível uma consulta pública de Reabilitação de Traumatologia do Desporto

A região Centro tem, desde janeiro deste ano, uma consulta pública de Reabilitação e Traumatologia do Desporto. Os médicos de família e outros especialistas podem referenciar os doentes para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, para tratamento e programas de prevenção de lesões. A Just News falou com a responsável, a fisiatra Susana Santos.

“O objetivo é apoiar o praticante desportivo, abrindo esta porta no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, salienta Susana Santos. A responsável considera que a consulta dá apoio no diagnóstico,  tratamento e orientação em caso de lesões desportivas. Mas não só. “Também apostamos na promoção da saúde através da prática de exercício físico e como «receita» para melhorar várias doenças crónicas, como por exemplo a hipertensão, a diabetes e a obesidade, entre tantas outras.” 

Com o aumento de praticantes, nomeadamente atletas não federados, Susana Santos acredita que esta consulta “faz a diferença”, porque “praticar desporto exige cuidados específicos, havendo necessidade de adaptar a modalidade à condição de cada indivíduo, além de ser importante ter-se este tipo de apoio no serviço público”.

A referenciação é a habitual, ou seja, através de uma credencial médica (P1), ou o envio de «termo de responsabilidade» da entidade seguradora. Os médicos de família e outros colegas da região Centro poderão encaminhar os seus doentes, caso não consigam dar resposta ao problema e/ou estabelecer contacto telefónico com a coordenadora da consulta sempre que necessário.

Susana Santos refere ainda que, “além da necessidade atual em disponibilizar um serviço a qualquer pessoa, independentemente do seu seguro ou subsistema de saúde”, a criação da consulta também se deveu ao gosto que sempre teve pela Medicina Desportiva.

Esta fisiatra, após realizar a pós-graduação em Medicina Desportiva, dedica-se a esta área há uns anos, tendo sido médica do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra – Instituto do Desporto de Portugal de 2009 a 2012 e médica responsável pelo Departamento Feminino da Federação Portuguesa de Basquetebol de 2010 a 2011. É também vogal da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (SPMD).



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda