Opinião

CPC2016 - Antevisão dos cursos pré-Congresso

Pedro Azevedo

Membro da Comissão Científica e Organizadora do CPC2016. Cardiologista do Hospital de Braga. Secretário-adjunto da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

O Congresso Português de Cardiologia de 2016, que decorrerá de 23 a 26 de abril, pretende ir de encontro às necessidades dos seus participantes no que respeita à formação clínica e científica na área da Medicina Cardiovascular. Queremos que todos os que se dedicam a esta área, independentemente da sua especialidade, possam beneficiar e se revejam no programa científico deste Congresso.

Os cursos pré-Congresso são uma oportunidade única para conseguir esse objetivo, permitindo a abordagem e discussão de temas de grande relevância clínica, bem como a aprendizagem de procedimentos e técnicas que serão uma mais-valia para a prática clínica diária.

Na sua elaboração, houve o particular cuidado de selecionar cursos que fossem também abrangentes a outras especialidades para além da Cardiologia, sendo alguns desses cursos dirigidos especificamente a não cardiologistas.

O Curso de Eletrocardiografia Clínica está vocacionado essencialmente para o contexto de urgência. Após uma introdução teórica que abordará as bases da eletrocardiografia, serão analisados eletrocardiogramas contextualizados em 6 tópicos clínicos principais -- Reanimação Cardiorrespiratória, Síndrome Coronária Aguda, Insuficiência Cardíaca Aguda, Síncope, Palpitações e ECG em contextos não urgentes.

A Ecocardiografia focada para a emergência (FATE) pretende fornecer a médicos não cardiologistas a formação básica teórico-prática necessária para o diagnóstico da etiologia de quadros de choque mediante a execução de ecocardiograma bidimensional focalizado.



Teremos também o STEMICARE destinado a todos os profissionais do Serviço de Urgência. Tem como principal objetivo rever a abordagem intra-hospitalar precoce do enfarte agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, de uma forma prática, atual e adaptada à realidade nacional.

O SAVIC tem como objetivo sistematizar conceitos e treinar abordagens no doente com insuficiência cardíaca em diferentes períodos, desde a fase inicial do tratamento no serviço de urgência até uma fase posterior de pré-alta hospitalar.

Em continuidade com este curso, está a ser elaborado o Curso de Insuficiência Cardíaca Crónica, vocacionado para o seguimento em ambulatório desta patologia, com caráter muito prático e baseado na discussão de casos clínicos.

Um curso há muito esperado no CPC, a Cardiopatia e Gravidez, vai abordar questões pertinentes do seguimento da grávida com doença cardíaca, como o risco cardiovascular e fármacos desaconselhados na gravidez e aleitamento, com discussão de variados casos clínicos nesse contexto.

Multimodalidade de Imagem e Válvula Aórtica Percutânea (TAVI) e o Curso de Fisiologia Coronária são dois cursos inovadores e originais: o primeiro incide nos diversos desafios contemporâneos que se colocam na decisão, implantação e seguimento de doentes com próteses valvulares aórticas percutâneas, enquanto o segundo aborda os fundamentos da fisiologia coronária e da sua avaliação no laboratório de hemodinâmica, focando a importância dos métodos de avaliação de isquemia e sua transposição para os diversos contextos da doença coronária.

Com características mais técnicas e de extrema importância, teremos o Curso de Suporte Avançado de Vida e o Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico, destinados, respetivamente, ao treino de reanimação de adultos e crianças gravemente doentes, desenvolvidos de acordo com as novas recomendações do European Resuscitation Council, indispensáveis para todos os profissionais de saúde.



Vamos ter dois cursos imprescindíveis a quem lida com o doente crítico: o curso CAVE, que permite a aquisição dos fundamentos e competências básicas para a colocação de acessos venosos centrais com recurso a ecografia, e o curso ECMO e Suporte Circulatório Mecânico Agudo, onde a utilização da técnica de oxigenação por membrana extracorpórea é considerada nos diversos cenários clínicos, desde a sua utilização neonatal até ao transplante cardíaco, com componente prático muito vincado.

Não perca a oportunidade de participar num destes excelentes cursos. Contamos convosco no CPC2016!




Artigo publicado no Jornal Médico de dezembro 2015. 

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã