Luta contra a obesidade: Campo Grande com «diversão e saúde para toda a família»
No próximo sábado, 23 de maio, a ASCODI - Associação SALUS de Combate à Obesidade Desde a Infância vai assinalar, no jardim do Campo Grande, o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade. O evento, com várias atividades para crianças, conta com o apoio e parceria de várias empresas e entidades, como a Nutri Ventures e o NEDOSaúde - Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Obesidade. Tem ainda o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta iniciativa promovida pela ASCODI decorre entre as 10h00 e as 18h00 e inclui a realização de vários jogos para crianças, rastreios nutricionais, aulas de dança para crianças e adultos, um showcooking de cozinha saudável e os participantes terão ainda "direito a brindes, prémios e muitas surpresas", salienta a organização.
A entrada é livre. Para mais informação: geral@salus.pt
Projeto SALUS
Com o objetivo de dar uma resposta ao crescimento da taxa de obesidade infantil e de adultos nas últimas décadas, foi criado o projeto SALUS. De acordo com Mafalda Galvão Teles, psicóloga clínica e presidente da Associação SALUS de Combate à Obesidade desde a Infância (ASCODI), este projeto visa a "promoção de estilos de vida saudáveis, desde os primeiros anos de vida da criança”.
A associação é composta por uma equipa de especialistas nas áreas da Medicina, Nutrição, Psicologia e Fisiologia do Exercício, prevendo o desenvolvimento de várias atividades e estratégias junto dos cuidadores das crianças (pais, famílias, educadores de infância, auxiliares de ação educativa e professores). O intuito é que estes adultos saibam criar ambientes promotores de estilos de vida saudáveis nas crianças.
O projeto integra o Programa SALUS Escolas, que consiste na realização de ações de formação aos agentes educativos e principais cuidadores das crianças. “O nosso objetivo é fazer formações com um caráter multidisciplinar, envolvendo as áreas da Nutrição, Psicologia, Endocrinologia, Pediatria e Fisiologia do Exercício, de forma a dar estratégias adequadas aos cuidadores para promoverem estilos de vida saudáveis nas crianças em casa e em contexto escolar”, adianta Mafalda Galvão Teles.
Segundo a psicóloga clínica, estas formações focam-se no “tipo de alimentação e atividade física que as crianças devem ter nas diferentes fases de desenvolvimento”.
Além disso, prevê-se a introdução de um curso de formação nas universidades de Educação de Infância, que também envolva módulos das especialidades de Nutrição, Psicologia, Endocrinologia, Pediatria e Fisiologia do Exercício. Pretende-se, com isto, formar educadores de infância que, quando estiverem no ativo, sejam capazes de promover estilos de vida saudáveis nas crianças em contexto pré-escolar.
Mafalda Galvão Teles refere que estão a ser feitas todas as diligências necessárias, nomeadamente em termos de financiamento e estabelecimento de parcerias, para que o programa nas escolas e universidades seja implementado no próximo ano letivo.