KRKA

Mais de 30 países reunidos em Lisboa para discutir as doenças respiratórias crónicas

Portugal vai receber, pela primeira vez, a Assembleia Mundial da Global Alliance Respiratory Diseases (GARD). A organização do evento, que vai na sua 10.ª edição, conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). Rosado Pinto, coordenador nacional da GARD e membro do Grupo de Planeamento da Aliança, salienta a importância deste encontro, que vai ter lugar nos dias 3 e 4 de julho, no Hotel Sana Lisboa.

“Todos os anos são debatidas várias temáticas em torno das doenças respiratórias crónicas, numa partilha que envolve mais de 30 países”, afirma Rosado Pinto à Just News.

Realça ainda o facto de ser a primeira vez que a Aliança conta com membros representantes de países de língua oficial portuguesa: “Vamos ter a presença de colegas de Cabo Verde, Angola e Moçambique.”

No evento, como é habitual todos os anos, debate-se o que existe de mais importante na área das doenças respiratórias crónicas, tendo em conta o aumento deste tipo de patologia a nível mundial.



Na reunião de Lisboa estarão presentes delegados de organizações de 30 países, para além de representantes da própria GARD. O principal objetivo deste organismo passa por alertar para o facto de as doenças respiratórias crónicas estarem subdiagnosticadas, subtratadas e de o acesso a medicamentos nem sempre ser o melhor. No entender dos seus membros, as doenças respiratórias crónicas devem ser consideradas prioritárias pelos sistemas nacionais de saúde de cada país.

O programa provisório pode ser consultado aqui.

GARD
Lançada em março de 2006, em Beijing, na China, a Aliança Global contra as Doenças Respiratórias Crónicas (GARD) consiste numa aliança voluntária de organizações nacionais e internacionais, instituições e agências, que trabalham com o objetivo comum de melhorar a saúde pulmonar a nível mundial. Tem, como lema: "Um mundo onde ninguém tenha problemas para respirar" e é um projeto que faz parte do trabalho global da Organização Mundial de Saúde (OMS) no sentido de prevenir e controlar as doenças crónicas respiratórias.

Aspetos-chave dos planos de ação da GARD a nível mundial:
- Garantir a disponibilidade de fármacos para cada tipo de tratamento, para os doentes com doenças respiratórias crónicas;
- Auxiliar na formação dos prestadores de cuidados de saúde no que respeita à gestão das doenças respiratórias crónicas, de modo a garantir que estes conseguem identificar opões viáveis e definir prioridades, com base nos conhecimentos actuais;
- Desenvolver um plano de acção específico para as doenças respiratórias crónicas e alergias respiratórias pediátricas: cobrindo as doenças respiratórias crónicas na infância e adolescência.

Podem ser consultadas aqui mais informações sobre a Aliança Mundial contra Doenças Respiratórias Crónicas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda