KRKA

Sexualidade nos cuidados primários: médicos internos vão abordar temas «para além do óbvio»

O impacto da doença oncológica, do envelhecimento e da doença crónica na sexualidade são alguns dos temas que estarão em debate na iniciativa organizada pela Comissão de Internos de Medicina Geral e Familiar da ARS de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

Agendado para dias 20 e 21 de novembro, o webinar "Sexualidade para além do óbvio" realiza-se no âmbito das III Jornadas do Internato de MGF da ARS LVT que, "dado o contexto de pandemia que atravessamos", não se realizam este ano.




De acordo com a Comissão Organizadora, o adiamento foi decidido "de forma a diminuir ao máximo qualquer risco que possa estar associado à reunião de centenas de pessoas num único evento". Contudo, e na linha do "trabalho desenvolvido diariamente na preparação da próxima edição em 2021", foi tomada a decisão de se realizar este webinar pré-jornadas.



Cancro e sexualidade

O webinar tem início com um módulo sobre "Sexualidade na doença oncológica", que conta com a intervenção da psicóloga clínica Maria Piedade Leão. A especialista, com especialização em Sexologia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, integra o Grupo Multidisciplinar de Oncosexologia do IPO Coimbra.

Na criação desta valência do IPO Coimbra foi relevante o apoio prestado e a experiência partilhada pela Clínica de Oncosexologia do IPO Lisboa, que há 11 anos começou a dar os seus primeiros passos. A mentora desse projeto foi Lúcia Monteiro, diretora do Serviço de Psiquiatria, que destaca precisamente a importância que pode e deve assumir o profissional de saúde:

"Falar sobre estas questões deve ser tão normal como perguntar sobre dores ou náuseas e vómitos. Para que assim seja, têm de se pôr de lado pudores e preconceitos. As pessoas têm que perceber que podem falar sobre sexo com os seus médicos e enfermeiros e até solicitar ajuda técnica especializada. Para tal, deve ser o profissional a tomar a iniciativa e abordar a vida sexual em contexto de consulta."

O programa da formação "Sexualidade para além do óbvio" pode ser consultado aqui.

Para mais informações: jornadasmgfarslvt@gmail.com




Jornal Médico dos cuidados de saúde primários - jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda